Deus odeia o pecado, mas ama o pecador?

Tal frase é muito ouvida em nossos dias,  algumas pessoas chegam a crer que realmente isso é bíblico. 
Porém essa é uma tentativa humanista de separar o sujeito do mal que ele pratica.

Mas vamos supor que a hipótese do jargão esteja certa, "Deus ama o pecador", então de duas uma:

- ou o pecador não possui pecado
(absurdo)

- ou Deus não é santo
(absurdo) 


A verdade nua e crua é que Deus odeia alguns pecadores, como ilustram os trechos bíblicos que se seguem:

"...[Deus] odeia todos os que praticam o mal" (Sl 5.5).

"O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia"
(Sl 11: 5)

"Toda a sua impiedade começou em Gilgal, de fato, ali os odiei. Por causa dos seus pecados eu os expulsarei da minha terra. Não os amarei mais; todos os seus líderes são rebeldes." (Oseias 9.15)

Porém os pecadores do qual Deus ama são aqueles que foram alcançados pela sua Graça e buscam fazer a sua vontade. Como diz a escritura:

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele". (João 14:21)

Além disso, é precisamente pelo fato de Deus ser amor é que deve odiar o mal e a todos que fazem o mal, o mal é um assalto a quem, e ao que ele ama.

Do contrário, Deus não mandaria o pecador para o inferno, mas somente seus pecados.

___________________

O amor de Deus é de fato verdadeiro, mas infelizmente tem sido tão excessivamente enfatizado na maior parte do ensino cristão, que alguém pode ficar em dúvida se Deus é amor, ou se Deus é somente amor.

Comentários